domingo, 20 de junho de 2010

PORQUE NÃO MUDAR?

Aconteceu-me um fato que até agora não consegui entendi o porquê desta minha atitude. Chorei por me sentir só e não ter sido convidada para ir com algumas colegas a um determinado lugar.
 
Pensei. - Porque as pessoas são assim? Ninguém gosta de mim mesmo, hoje eu estou vendo!!! É nesses momentos que a gente vê os verdadeiros amigos. Porque se gostassem realmente de mim teriam se lembrado de me convidar. Usam-me quando precisam e depois quando estão bem nem lembram que eu existo!!!
 
Fiz mil perguntas, mil e um questionamentos. Senti-me a pior das piores, a mais mal amada de todas, a maior abandonada, coisa de adolescente eu sei. Acho que estava na TPM, coisas de mulher carente. O engraçado é que sempre tem uma resposta para tudo, nada acontece por acaso.
 
Estou chegando ao meu trabalho e acabo me deparando com uma colega com problemas. Sentamos para conversar. Ela desabafa e acaba dizendo que ninguém a entende, que não é amada e que se sente usada. Tenho que fazer tudo e “ninguém me nota”, “ninguém me chama para perguntar se estou bem” ou “como foi meu dia”, diz ela.
 
Aí perguntei a ela: - Querida, porque você está se sentindo assim? Será que você está fazendo tudo certo? Você deveria parar para repensar alguns conceitos, suas atitudes e ver se realmente é isso mesmo que as pessoas querem. Não será você que deveria mudar? Quem sabe você revertesse à situação e fizesse diferente? Não espere deles o que eles talvez nem saibam que você quer. Faça você a eles o que tanto espera. Quem sabe tudo mudará ao seu redor, eu disse.
 
Ela me olhou séria, deve ter pensado: “ela é louca”, e disse: - Mas eu não tenho o que mudar, eles é que não me entendem.
 
Olhei pra ela e disse: - Como você quer que as pessoas ao seu redor mudem se você mesma não está disposta a mudar? Ou pelo menos parar e pensar. Faça a diferença. Dê a eles o carinho que você espera, a atitude que você deseja...
 
Depois que ela saiu, fiquei pensando em tudo que acabei dizendo a ela e me caiu a ficha. Pensei!!! Puxa vida, se estou dizendo isso a ela, esperando que ela mude, porque eu não mudo também? Porque eu não convidei as pessoas naquele dia? Porque fiquei esperando por elas para me convidarem? Porque quero que as pessoas sejam como eu quero ou espero sejam?
 
Nós seres humanos temos o hábito de criticar ou fazer mil questionamentos em tudo, porém, não paramos para nos auto-avaliar, analisar e ver onde estamos errando. Esperamos muito das outras pessoas e acabamos não fazendo nada para melhorar. Esquecemos que ninguém irá fazer nada por nós a não ser nós mesmos.
 
Tudo começa pelas nossas atitudes, nossos questionamentos, nosso controle, nosso crescimento. Temos que começar as mudanças por nós mesmos se queremos que outras pessoas mudem. Não estamos habituados a aceitar as pessoas como elas são, esquecemos que cada uma tem seu jeito, sua personalidade, seu instinto.
 
A partir do momento que aceitamos os fatos e as pessoas como são tudo ficará mais fácil e o mundo talvez chegue perto daquilo que esperamos dele. O mundo só muda, quando estamos propostos a começar a mudança dentro de nós.
 
Rita Padoin

Nenhum comentário:

Postar um comentário