sábado, 22 de fevereiro de 2014

VALIDADE DAS PALAVRAS

Qual a validade das palavras hoje? Qual o seu significado quando elas são ditas com todas as letras? Se as palavras tinham um significado importante, hoje elas não passam de meros e simples vocábulos soltos.
 
Antigamente as palavras eram como um documento registrado em cartório, não precisava ser comprovado. As pessoas acreditavam umas nas outras. Havia confiança e integralidade, o respeito estava sempre em primeiro lugar.
 
Lembro-me quando eu ainda morava com meus pais e eram selados com um aperto de mãos os “tratos”, como eles diziam naquela época. Os “tratos” eram tratados com palavras e apertos de mãos. Claro que naquela época também existiam os caloteiros. Meu pai foi vitima de um e acabou perdendo quase tudo, mas, ele sempre foi honesto o suficiente conseguindo superar o susto com categoria.
 
Até hoje, ele continua sendo esta pessoa que dá valor à palavra e não precisa de qualquer papel para mostrar sua integralidade. Porém, vivemos em outra época e com isso não dá para confiarmos em qualquer pessoa. Eu também dou este valor, fui criada por ele e vivi naquela época em que a confiança nas palavras era como um selo de validade.
 
Falando em palavras, é sempre bom entrar na era em que o amor tinha um valor espetacular. Na minha época, as palavras tinham um grande significado e as pessoas confiavam umas nas outras. O “EU TE AMO” só era pronunciado quando se tinha a certeza do amor verdadeiro. Hoje o “EU TE AMO” virou tão comum que as pessoas se conhecem hoje e amanhã já estão dizendo que se amam, como se tudo fosse tão simples.
 
Será que as pessoas sabem realmente o significado da palavra amor? Tenho minhas dúvidas quanto a isso, já que as palavras são ditas sem nenhum sentimento. Não há hoje em dia um comprometimento e nem amor próprio.

As palavras viraram um brinquedo onde as peças estão soltas podendo ser encaixadas a qualquer tempo e lugar sem o mínimo de coerência.

Talvez a carência das pessoas em buscar algo, faça com que elas forcem um relacionamento ou um “trato” usando as palavras mesmo que sejam em vão para garantir sua sobrevivência.

Rita Padoin

Nenhum comentário:

Postar um comentário