quarta-feira, 12 de setembro de 2012

LEMBRE-SE

A vida é muito curta e o tempo passa muito rápido. Tão rápido que não conseguimos acompanhá-lo. Ele passa correndo como se fosse um carrossel constituído de uma grande peça circular que gira em torno de um eixo vertical, e nós os expectadores. Assim é a vida: um carrossel.

Passamos pelo tempo como passamos pela vida, sem perceber. Caminhamos pela mesma rua todos os dias e nem percebemos a rua. Não observamos a vida e a beleza que está ao nosso redor, este é o nosso problema.

A rua está ali, tudo se transformando a cada segundo e nem nos damos conta. Há mutação ao nosso redor constantemente. Tudo nasce, cresce, vive, floresce e morre a cada estação e não sentimos. Não sentimos porque estamos alheios aos acontecimentos a nossa volta. Vemos, mas não enxergamos.

Creio que chegou o momento de acordar e fazer tudo diferente. Ver o mundo sobre outro ângulo, outra perspectiva. Olhar para cima, para os lados, para trás de vez em quando. Abrir os braços para o infinito e deixa-lo nos abraçar.

Criar novos hábitos. Fugir do trivial, cantar alto, ouvir músicas diferentes do que estamos acostumados a ouvir. Caminhar todos os dias. Caminhar por outras ruas, mudar o trajeto. Caminhar faz bem para o corpo e para a alma. A alma necessita de ar puro, de paz, de harmonia e de tranquilidade.

Sinta o perfume e o aroma suave das flores. A brisa acariciando o nosso rosto, os passarinhos cantando, as folhas caindo, o som do vento. Ouça o mundo falando. Ele faz movimentos, sussurros, tenta nos acordar deste mundinho em que nos metemos.

Sejamos ousados de vez em quando. Vamos amar muitas e muitas vezes. Sonhar alto, fazer novas amizades, conhecer pessoas novas. Conhecer pessoas amplia nossos conhecimentos.

Fazer críticas construtivas, ampliar novos horizontes. Buscar o prazeroso, o impossível para muitos, a loucura boa que sempre tivemos vontade de fazer e por medo desistimos.

Ler muito. Ler nos faz viajar para muitos lugares, conhecer novas culturas, novos povos, ampliar novos horizontes, exercitar nossa atenção, nossa memória e os nossos pensamentos.

Acordar cedo. Sentir o silêncio da manhã, o orvalho, o seu frescor, o cantar dos pássaros, a paz que chega e habita em nosso coração. Apreciar o nascer do sol. Fechar os olhos e deixar o mundo nos levar.


Lembre-se: a vida nos chama para vivermos cada minuto. 

Rita Padoin

Nenhum comentário:

Postar um comentário